sábado, 3 de outubro de 2009

RESGATANDO O DIÁLOGO NA FAMILIA PASTORAL


Há um ditado popular que diz: “Quem não se comunica se trumbica”. `A luz deste conceito é correto afirmar que, como seres humanos, necessitamos tanto de comunicação quanto do oxigênio para nossa sobrevivência. Isso porque a comunicação é a expressão do sentimento do nosso coração seja ele bom ou mal. Reter este sentimento dentro de nós pode significar uma tortura interna que, se não for tratada em tempo, pode provocar uma explosão com grandes prejuízos. Assim como uma panela de pressão necessita de saída de ar na válvula, nós temos necessidade de externar nossos sentimentos em relação àquelas situações que nos rodeiam. Nós não fomos criados para sermos passivos, mas sim para participarmos da vida, respondermos e sermos respondidos!
Uma vez que a comunicação é a expressão do nosso coração, torna-se oportuno salientarmos que o nosso coração sofre por perguntas não respondidas. A vida faz sentido para nós quando descobrimos a resposta que todo ser humano procura: Quem sou eu? De onde vim? Onde estou? Para onde vou? Por incrível que pareça a bíblia tem resposta para estas perguntas. Quando a lemos Deus dialoga conosco. Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
A comunicação é incompleta quando o anseio do nosso coração não é correspondido, por mais que ele peça socorro. Aí podemos até afirmar que não existe comunicação, o que existe é falatório, rabiscos, meros movimentos ou melhor MONÓLOGO, quando prevalece a atuação de um só comunicador. O monólogo é perigoso, é venenoso pode adoecer relacionamentos levando-os à destruição. Aí começamos a entender os malefícios dos meios de comunicação em nossos dias, os quais interferem no nosso cotidiano injetando em nossas famílias valores imorais, violentos e assassinos. A TV entra em nossa casa, assume o lugar de honra, fala, fala, fala e nós, acomodados na poltrona, simplesmente ouvimos, ouvimos, ouvimos! Ela não nos dá chance de adentrarmos no seu universo de conversa! Como se não bastasse o implantar valores no nosso dia a dia, os meios de comunicação interferem ainda de forma violenta no diálogo entre família roubando da mesma os momentos preciosos de comunhão, bate papo entre pais e filhos, entre marido e mulher, entre a família e Deus através do culto doméstico. Em meio a essa loucura instalada nos lares em nossos dias, podemos constatar o distanciamento entre marido e mulher, entre pais e filhos culminando assim na desintegração da família e na proliferação da praga da orfandade que assola a nossa nação!
Os exterminadores da família estão constantemente ao nosso redor e precisamos combate-los tal como Neemias na tarefa de reconstrução dos muros de Jerusalém: “...não os temais, lembrai-vos do Senhor grande e temível! E pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a sairmos das correntes e algemas perversas dos meios de comunicação, para que possamos entender a sua voz e responder com coragem: Eis me aqui Senhor. Que possamos nos desvencilhar das cadeias dos meios de comunicação para que possamos atender ao clamor do coração do nosso cônjuge e de nossos filhos antes que seja tarde demais. Que Deus nos ajude e nos capacite a desenvolver a prática do DIÁLOGO em que ouvimos e somos ouvidos no lar, no trabalho, na escola e na Igreja.
Com amor e orando sempre por você e por sua família!

Pr Laércio Rodrigues Santana – Missão Familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário