quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RESGATANDO A AUTO ESTIMA NO MINISTÉRIO PASTORAL




Texto básico: Jeremias 1.1-10


Introdução
Deus sempre nos chama para realizarmos grandes coisas no Reino o de Deus. Mas muitas vezes a nossa resposta expressa o nosso medo de enfrentarmos grandes desafios: “Ah Senhor Deus, eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (Jer. 1.6) Este sentimento pode ser chamado de sentimento de incapacidade, inferioridade.
David Seamands em seu livro “A cura para os traumas emocionais” salienta que a maior arma psicológica de satanás é um sentimento de inferioridade, incapacidade e falta de auto-estima que se acha enraizado no mais profundo do nosso ser. Este sentimento aprisiona o ser humano levando-o a uma paralização imobilizante”
O sentimento de uma auto-imagem negativa produz inúmeros efeitos desastrosos. Vejamos pelo menos quatro destes efeitos:

1. Uma auto-imagem negativa paralisa nosso potencial (v.6)
Podemos perceber hoje trágicos desperdícios de potencial humano, vidas diluídas, talentos perdidos o que gera terrível prejuízo para a igreja que é uma verdadeira mina de capacidade e possibilidades humanas.
Na parábola dos talentos em Mt 25:24-25 Jesus nos mostra o homem que recebeu 1 talento ficou paralisado por seus temores e sentimentos de incapacidade. Tinha tanto medo de fracassar, que não quis fazer investimento com seu talento, mas enterrou-o no chão para ficar mais seguro.
Quando somos dominados pelo medo de fracassar além de não investirmos o nosso talento no Reino de Deus ainda enterramo-lo no chão da nossa caverna particular onde impera o medo a desconfiança e o comodismo que nos paralisa e nos destrói!!!
Que Deus nos livre deste marasmo para que possamos investir com coragem e ousadia no Reino de Deus com as suas diversas demandas missionárias que estão presentes no nosso bairro na nossa cidade e na nossa nação!

2. Uma auto-imagem negativa destrói nossos sonhos, destrói nossa visão (v.6)
Conta-se que tempos atrás uma fábrica de sapatos aqui no Brasil enviou um vendedor de sapatos para a África. Lá chegando o vendedor foi parar em meio a uma tribo onde todos os habitantes daquela região andavam descalço. O vendedor ficou triste ao saber que o andar descalço fazia parte da cultura daquele povo e meses depois, triste, abatido e deprimido ele liga para o seu chefe dizendo: “Chefe, pelo amor de Deus me mande o dinheiro para eu voltar para o Brasil pois não consegui vender um par de sapatos, a cultura do povo daqui é andar descalço, ninguém quer saber de sapatos! Eu não sirvo para este negócio! Eu sou fraco nisso!!! E eu não quero violentar a cultura deste pobre povo! Preciso voltar urgente senão vou passar fome aqui nesta terra complicada!!!
O vendedor frustrado retornou da África e no mês seguinte o chefe do departamento de vendas envia outro vendedor para a África. O segundo vendedor, ao chegar na mesma tribo onde seu colega passara, passou a olhar para os pés de todos os moradores daquela tribo e percebeu que o Cacique, sua esposa, seus filhos, seus acessores, homens e mulheres todos andavam descalço!!! O segundo vendedor olhava para cada pé descalço com o coração explodindo de alegria e com a certeza garantida que iria colocar sapatos nos pés de todo mundo e com isso adquirir grandes comissões para realizar o seu grande sonho de ter uma casa própria e etc. Assim sendo com o coração explodindo de alegria e esperança saiu correndo até o lugar onde estava instalada a feira daquela tribo e com muita euforia conseguiu alguns caixotes emprestados e começou a fazer um discurso caloroso em altíssima voz: “Povo desta terra!!! Eu tenho uma grande e boa notícia para todos vocês!!! Por favor me ouçam! Por favor me ouçam! Por favor me ouçam! Eu trago comigo um negócio chamado sapato que quando colocado nos pés protege a gente dos espinhos, das cobras, das pedras pontiagudas! este negócio é fantástico é tremendo é bonito e brilha muito e eu tenho comigo várias cores: preto, marron, branco, azul e etc. Tenho sapato para homens, mulheres, jovens e crianças!!! Venham todos!! Sua história nunca mais será a mesma! Venham agora! Venham agora! Venham agora! Venham agora! Já está acabando! não perca a oportunidade! É agora ou nunca!!!! Venham todos!!! Venham todos!!! Venham todos!!!
No mês seguinte o segundo vendedor de sapatos, homem visionário, que apostava nos seus sonhos liga para o chefe do departamento de vendas: “MESTRE PELO AMOR DE DEUS ME MANDE MAIS SAPATOS POIS EU NÃO ESTOU DANDO CONTAS!!! ME MANDE MAIS VENDEDORES PARA ME AJUDAR!!!”
Que tipo de vendedor de sapatos o seu ministério se parece? com o primeiro? Com o segundo? Peça a Deus para restaurar os seus sonhos de conquistador! Jogue fora todo sentimento de auto-imagem negativa! Saiba que você tem valor o Espírito Santo se move em você!!!
O Espirito Santo está sendo derramado em nossos dias resgatando os nossos sonhos de vencedores: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28,

3. A imagem própria negativa destrói nosso relacionamento com os outros (v.6)
A maneira mais comum de tolerar o complexo de inferioridade é nos retrairmos para dentro de nós mesmos e ter o menor contato possível com outras pessoas, e apenas de vez em quando dar uma espiadinha para fora, enquanto o resto do mundo segue em frente.
Assim construímos nossa caverna particular para curtir nossas frustrações e acharmos que tudo que está do lado de fora não presta e está perdido.
A bíblia nos afirma que o profeta Elias num de seus piores momentos de crises existenciais fugiu da cidade e foi parar numa caverna com medo de Jezabel e lá escondido passou a curtir seus traumas! Deus se incomodou com esta situação e foi atrás do profeta e pergunta: O que fazes aqui Elias? com medo ele disse para Deus: “Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.” I Reis 19:14. Naquele momento Deus mostrou uma outra realidade para o profeta ao informa-lo de que a coisa não era bem assim, em Israel “haviam sete mil todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda a boca que não o beijou” 1 Reis 19.18. Deus também encoraja Elias a voltar para Damasco e ungir a Hazael rei sobre a Síria e Jeú rei sobre Israel.
Quando nós nos deixamos dominar pelo medo e pelo sentimento de incapacidade temos a tendência de nos fecharmos dentro de nós mesmos e passamos a ignorar até mesmo as pessoas preciosas que podem nos ajudar e serem nossos parceiros!!! Deus sempre tem pessoas à nossa disposição que podem muito bem somar conosco em meio aos desafios que nos envolvem. É necessário sair da caverna e encarar a realidade com coragem!!!

4. A auto-imagem negativa prejudica enormemente nosso serviço cristão (v.6)
Amados! Deus não escolhe “superastros” para realizar sua obra!
A Bíblia nos afirma que Moises era gago mas foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel no deserto rumo a Canaã!
Marcos o filhinho da mamãe chegou a abandonar Paulo e Barnabé e mais tarde foi um homem tremendamente usado nas mãos de Deus, auxiliando Paulo nos momentos finais de sua carreira! E também chegou a redigir o Evangelho de Marcos!
Conta-se que numa cidadezinha do interior o pastor de uma pequena Igreja resolveu promover uma grande Cruzada Evangelística e assim ganhar muitas almas para o Reino de Deus. Imediatamente convocou toda sua liderança para compartilhar o seu plano. Na referida reunião todos os líderes estavam eufóricos até o momento em que o pastor apresentou o seu próprio nome para ser o pregador oficial da cruzada. A reação dos líderes foi de espanto e indignação: mas pastor! O Senhor é gente de casa! Por que não convidar um pregador famoso para este trabalho? Retrucaram todos os lideres a uma só voz!
O pastor nervoso com a reação dos líderes foi logo dizendo: “Sim irmãos! O pregador será eu mesmo! Chega de encher nossa Igreja com pregadores de fora os quais vêm aqui dão o recado e vão embora! O pregador da nossa cruzada será eu e juntos vão vamos ter uma grande colheita em nome de Jesus amem?
Apesar do amem fraco os líderes concordaram para evitar um conflito maior com o anjo da Igreja. O pastor imediatamente foi para a gráfica encomendou milhares de cartazes, panfletos, folhetos. Convocou todos os músicos, coristas e etc e organizou um grande coral! Mandou convite para todas as autoridades daquela pacata cidade.
No dia da Cruzada a Igreja estava lotada! Todos estavam alegres participando ativamente do culto. Após o cântico entoado pelo grande coral o pastor passou a pregar o sermão preparado e ensaiado com dois meses de antecedência! Foi o melhor sermão que até então ele tinha pregado! Antes de termina-lo percebeu um dos convidados especiais chegar atrazado! Seu coração bateu forte! Era o homem mais forte da cidade, o Dr juiz de direito da comarca, o grande peixe que ele tanto ansiava pescar! E o pior! Para a tristeza e espanto o Dr Juiz foi sentar bem ao lado do bobinho da Igreja, um garotinho atrapalhado que não dizia coisa com coisa!!!
Na hora do apelo várias pessoas foram a frente! Antes de fazer a oração pelos novos convertidos o pastor percebeu que alguns visitantes ainda permaneciam nos bancos sem tomar uma decisão! Assim sendo o pastor orienta aos membros: Os irmão desta igreja, por favor, ajudem nossos amigos visitantes a tomarem uma decisão por Jesus! E neste exato momento ele percebeu que o bobinho da Igreja deu uma cutucada na costela do Dr Juiz de Direito que além de dar um pulo pelo susto, saiu sorrateiramente da Igreja e foi embora e com isso o Pastor fica triste e frustrado e ao mesmo tempo indignado pela atitude do bobinho da Igreja que atrapalhou o Dr Juiz de aceitar a Jesus!
Após terminar a oração pelos novos convertidos convocou-os a estarem na Igreja na próxima terça para a primeira reunião com os novos convertidos!
No dia da reunião com os novos convertidos o pastor é surpreendido quando entra na Igreja exatamente o Dr Juiz que foi cutucado pelo bobinho da Igreja no dia da cruzada! O pastor imediatamente se aproxima do Dr e diz: Vossa Excelência eu quero em primeiro lugar pedir perdão ao Senhor pela decepção, pelo incômodo daquele rapazinho que sentou ao lado do Senhor no domingo passado!!! Ao que o Dr Juiz respondeu: Meu querido pastor, aquele rapazinho não me bagunçou a vida, pelo contrario ele me levou a pensar em algo que nunca tinha pensado antes! Quando o Senhor pediu aos membros da Igreja para ajudarem os visitantes a aceitarem a Jesus ele me cutucou na constela e me perguntou: Você quer aceitar a Jesus? Aí eu disse: eu não! Então ele me respondeu: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” Aí eu saÍ decepcionado com aquele menino e com a sua Igreja! Mas quando entrei no meu carro para ir embora a voz daquele menino não saia da minha cabeça: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” cheguei em casa guardei o meu carro na garagem e a voz daquele menino não saía da minha cabeça: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” fui deitar às 23 horas coloquei a cabeça no travesseiro e a voz daquele menino não saia da minha cabeça: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” o relógio marcava um hora, duas horas da madrugada e eu não conseguia dormir e a voz daquele menino não saia da minha cabeça: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” acordei as 6.00hs da manhã e a voz daquele menino não saia da minha cabeça: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” fui ao banheiro lavar o rosto e escovar o dente e quando eu passava a escova nos dentes parecia que a voz do menino estava no barulho da escova: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” Usei o vaso do banheiro e ao dar a descarga parecia que a voz do menino estava no barulho das águas da descarga: “VOCÊ VAAAAAAAI PAAAAAAARA O INFEEEEEEEEERNO!!!” as 7,30hs fui para o escritório trabalhar e lá chegando ao usar a minha máquina de escrever parecia que a voz do menino estava no barulho da máquina: “VOCÊ VAI PARA O INFERNO!!!” PASTOR AMADO! Pelo amor de Deus! Eu não agüento mais esta voz no meu ouvido! Eu não quero ir para o inferno eu quero é ir para o céu! Eu agradeço a Deus pelo bobinho da sua Igreja que me levou a repensar a minha vida espiritual! Ore por mim eu quero aceitar a Jesus como meu salvador!!!
Caro colega a bíblia deixa bem claro para nós que Deus chama pessoas com imperfeições e fraquezas e depois lhes concede graça para realizar a sua obra.

Conclusão
O time de Deus não é constituído de muitos sábios, nem muitos poderosos, nem nobres, nem super-homens, nem mulheres-maravilhas, mas sim é constituído de pessoas que através de suas fraquezas dão a Deus a grande oportunidade de demonstrar a sua perfeição!
Quando depositamos nossas vidas no altar do Senhor fazemos aliança com o Senhor, aliança que gera intimidade, dialogo (oração). Nesta mesma aliança, Deus nos convoca para grande desafios! A bíblia deixa bem claro para nós que Deus chama pessoas com imperfeições e fraquezas e depois lhes concede graça para realizar a sua obra: “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.”Jeremias 1:10
Qual é a sua resposta para Deus?
Será a de Jeremias? (v.6)? a réplica de Deus sempre será : “Não digas: não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Jeremias 1:7-8
Que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus e que a sua auto estima seja resgatada e que tenhas um ministério frutífero para a glória do nosso Deus!

Pr Laercio Rodrigues Santana
Palavra ministrada no reunião mensal do CONEP no dia 04 de setembro na Igreja Batista do Calvário




Nenhum comentário:

Postar um comentário